quarta-feira, 9 de maio de 2012

Partida comentada 3.


Partida disputada entre Brian Ricardo e Beethoven Duarte em oito de maio de 2012 em Ponta da Serra – Crato – Ceará.
Uma partida rápida, mas que pode ser demonstrar uma falha muito comum, a autoconfiança pelo fato de jogar com as brancas e poder sair para o ataque às vezes provoca a construção de uma defesa fraca. Além da fraqueza do peão do cavalo.
1. Ch3 e5 2. C3 Df6
Abertura irregular. O que não é uma boa tática segundo minha pessoa, pois se as aberturas clássicas são clássicas, deve-se ter uma boa reputação para isso. Outra coisa que fiz, e discordo, é o uso da Dama nas primeiras  jogadas, mas observe que a pretensão já era de efetuar um xeque rápido, como um pastor.
3. De3 Ch3
Muito ofensivas ambas as formações, porém vantagem para as brancas que iniciam no ataque, o que me estranha é que ninguém procurou o centro do tabuleiro.
4. e3 d6
   
Agora as pretas procuram um melhor posicionamento, atacando o centro do tabuleiro, já que as brancas não fizeram, porém expõe o rei ao ataque, a pouca progressão das peças brancas custará a partida.
5.Bc4 Be6
As negras propõe a troca, tendo em visto que 6. Bxf7+ é uma jogada que fragiliza a defesa e pode impedir o roque mais adiante no jogo.
6. d3 Cc6
As brancas reforçam a defesa do bispo das casas brancas, e as negras cometem um erro gravíssimo! 7. Dxb7 é fatal!
7. Dxb7

Agora se deve administrar a vitoria, as pretas devem livrar no mínimo a torre, já que  Dxc6 me parece inevitável.
7. ... Tb8
Outra opção interessante é 7. ... Dd8, também evitava a captura da torre.
8. Dxc6+ Bd7

As pretas se defendem bem, devem esperar a oportunidade de contrataque ou o erro do adversário. Com Bd7 obriga a mover a Dama.
9. Dxc7 Tc8
A vantagem das brancas torna-se obvia, somente um recorde de falta de atenção para perder essa partida.
10. Dxa7 Qg6.

As negras ensaiam um contrataque, observe que as brancas não reforçou o ataque pelo flanco da Dama.
11. Da5
As brancas estão tão concentradas no ataque que esqueceu completamente a defesa.
11. ... Dxg2
Novamente o peão do cavalo fraco, assim como no lance sete.
12.Re2
A prova que as brancas realmente não sabem se defender, entregar a torre dessa forma! Levar o rei para o xeque do bispo em g4!
12. ...Bg4+ 13. Rd2 Bxh3.
Capturar a torre em h1 era melhor, pois não retiraria o bispo que ameaça em e2 e d1. As brancas podem aproveitar e aplicar um xeque com o bispo em b2 e ganhar tempo.

14.Db5+ Re7
Agora perceba porque usar o bispo emb6 era melhor que usar a dama em b5a. Na diagonal a8 – h1 a dama preta tem muita força, por isso as brancas não podem aplicar o xeque. Seguiria assim: 14. Bb5+ Re7 15. Da7+ Rf3. (ficaria sem opção de Xeque e deveria defender-se)16. C4.

 
15.Da6 Dxf2+
Preparou para o mate enquanto as brancas só pensam no ataque.
16. Rd1 Bg4#.

Fica as lições, 1) xadrez deve-se atacar e defender. 2) Muitas vezes a ambição por material e a pressa em aniquilar o adversário pelo numero de peças custa caro, deve-se pensar estrategicamente no mate.
0-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário