sexta-feira, 4 de maio de 2012

Partida comentada 2.


Partida entre Keyla Souza e Einstein Ricardo no dia 3 de Março de 2012 em Ponta da Serra- Crato – CE.
Partida rápida onde podemos observar vários erros, principalmente no final, serve como excelente estudo para iniciantes.
1.  c4
Não é uma abertura muito usual, chama-se abertura Inglesa, geralmente a resposta das pretas é: e5 ou Cf6. A primeira opção me parece mais viável, pois abre logo espaço para o rei e prepara uma defesa de forma a batalhar pelo centro do tabuleiro, já a segunda opção (Cf6) é ótima para a possibilidade de uma siciliana invertida.
1. ...e5 2. e4 d6 3d3


Chegamos a um momento parecido com o ataque paredão encontrado na “partida comentada 1” entre eu e Francisco Carlos, porém agora na ala da dama.
3. ... g6 4.Cc3 c6 5.Cf3 d5.

As pretas estão determinadas a conseguir o centro do tabuleiro, porém a pressão sobre a casa d5 aplicada pelas brancas é muito intensa, observe que os peões em c4 e e4 além do cavalo em c3, esperar a iniciativa das pretas é uma péssima jogada, pois é obvio que as pretas não capturariam, e sim jogaria d5, o que quebraria a excelente defesa de cavalos da brancas.
6. exd5.
 Nesse caso era preferível jogar cxd5, tendo em vista que não abre a defesa do rei, e a sequencia poderia ser: 6. ... cxd5 7.Cxd5, o que daria muita força as brancas no centro, mas aqui vem a possibilidade de duas ótimas  jogadas de contra-ataque das pretas: Da4+ ou Be6.
6. ... cxd5 7. Cxe5 Bg7
Magnifica jogada das pretas! Garante forte pressão sobre ambos os cavalos brancos, levando em consideração que estes estão muito fortes, essa realmente foi uma boa jogada.

Ao meu ver, entregar o cavalo em e5 é mais proveitoso do que esperar a morte do cavalo em c3, por incrível que pareça, porém as brancas acabam entregando de forma errada, a melhor sequencia seria: 8. d4 (evitaria o ataque do bispo imediatamente) dxc4 9. Cxc4 Bxd4. Porém a ambição das brancas por material lhe custará caro. 
8. Cxd5 Bxe5 9. Bd2 Cf6 10. Cxf6+ Dxf6
Não me parece uma boa tática para as brancas trocar peças, tendo em vista que esse era seu último cavalo. Observe que a sequencia das pretas tinha a intenção de jogar 10. Bg4, que atacaria a dama a partir da ala do rei, porém o ataque desesperado das brancas provocou a mudança de planos das pretas.

11. d4
As brancas tenta, proteger o peão em b2, tendo em vista que o ataque duplo da  rainha e o bispo seria fatal, porém escolhem a pior forma possível.
11. ... Bxd4 12. Ba5 De6+
As pretas tem o jogo na mão, observe que o jogo das brancas já está sem sentido, as brancas souberam aproveitar muito bem o centro do tabuleiro e o rei exposto das brancas. Mas nesse ultimo lance Einstein poderia ter sido mais ambicioso, com 12. ...de5+ 13. Be2 Dxa5+ 14. Rf1 Bx2.15. Tb1.

13. Rd2
Uma má opção, Keyla poderia jogar Be2, para depois roquear, assim garantia a defesa por mais tempo e tentava um contra ataque.
13. ... Df5 14. Bc7 Ca6
As brancas ameaçam o cavalo restante das pretas com o bispo branco das casas negras, mas precisava de algo mais forte, agora é tarde demais.
15. Bg3 Cb4
Grande pressão sobre o rei branco, o uso do cavalo é fundamental nesse momento, desenvolve-o na necessidade de livra-lo da captura do bispo, ameaçou a peça e veio ao ataque, corretíssimo.
16. a3 Df2+
 Dois erros gigantes, a3 é muito lento para a defesa e Df2+ é entregar a dama! O surpreso é que as brancas não a capturaram! Erro inadmissível!  
17.Rc1 Dxb2#

As brancas pecaram por tentarem de todas as formas o centro do tabuleiro, sem perceber que estava abrindo a guarda do rei, porém ambos abriram a guarda e as brancas poderia ter aproveitado melhor disso.
0-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário