quinta-feira, 10 de maio de 2012

Fischer, R. Vs. Keres Paul. 1959.


Mais uma partida do “campeão sem Coroa” Keres Paul, contra o Campeão mundial Bobby Fisher. Paul joga com as pretas, porém mostra uma boa agressividade e surpreende Fischer, vale apena estudar essa partida.

1. e4 c6 2. Cc3 d5 3. Cf3 Bg4
Apresenta-se aqui a defesa Caro Kann . Sempre uma boa opção para as pretas, pois apresenta um panorama ofensivo logo no começo. 
Essa variação é conhecida como defesa dos cavalos. Dois movimentos comuns das brancas nesse momento são: Be2 e h3. Prefiro o segundo, pois obriga o movimento do bispo.


4. h3 Bxf3 5. Dxf3 Cf6
Capturar o cavalo e sacrificar o bispo realmente era a melhor opção, tendo em vista que recuar seria atrasar uma paca no desenvolvimento, enquanto as brancas já possuem dois cavalos na vantagem. Caso as brancas quisessem permanecer com o cavalo poderia ter jogado 4.Be2, o que seria uma boa opção também para logo fazer o roque, porém dava mais espaço para as pretas desenvolverem outras peças 4. ...Cf6.
6. d3 e6

As pretas liberam o segundo bispo, o que tem uma intenção muito clara, atacar o cavalo em c3, a defesa nesse lance é simples: 7 a3 , e então o bispo preto das casas negras viria á 7. ...Bd6, prendendo a Dama branca.
7. g3 Bb4
O ataque aos cavalos é obvio, pois esses são realmente fortes, e a base da defesa da brancas, é realmente um jogo ofensivo.
8. Bd2 d4

Grande jogada das pretas! A melhor opção das brancas realmente é Cb1, e quando retornar uma peça para seu lugar de origem for a melhor opção, é que realmente o jogo complicou.
9. Cb1
 Trocar os bispos realmente é uma má opção para as pretas, pois alem de ficar sem bispos, daria um xeque fraco, e realmente não é o que Keres Paul quer.
9. ... Db6.

Fischer tem que ficar de olho no peão do cavalo que é muito fraco, nada de trocar bispos agora, a situação ficou complicada para as brancas.
10. b3 a5 11. a3 Be7 12. Bg2 a4
Bela luta pela casa b4, agora as brancas se preparam para o roque, antes que seja mais tarde ainda. Destaque para 12. ...a4, excelente jogada, caso as brancas jogue 13. bxa4 as pretas poderia jogar Db2.
13.b4 Cbd7

 Tendo em vista que b4 foi uma excelente defesa, As pretas desenvolveram seu ultimo cavalo de forma a auxiliar ao ataque da casa c5, com o intuito de abrir espaço. Porém as brancas se preparam para o roque na ala do rei, sendo assim uma opção seria: 14. o-o Ce5. Nesse caso a melhor opção das brancas seria mais uma vez recuar em 15. De2 Da6 16. Te1 c5
14. o-o c5 15. Ta2 o-o

Torre a2 é uma defesa típica nessas circunstâncias, pois as brancas ganham as duas linhas (1e2), além de que a preocupação com a diagonal é menor, pois o bispo preto de casas brancas já não está mais no tabuleiro, porém não se pode descuidar dos peões. O que mais atrapalha a defesa das brancas é o cavalo mal posicionado e preso em b1.
Destaca-se aqui a excelente evolução dos peões pretos, observe que as pretas seguram o peão branco na coluna c pela ameaça da captura en passant,
16. bxc5
Há três opções para as pretas capturar o peão em c5 (Cavalo, Bispo e Dama).
16 . ...Bxc5
Com certeza a melhor opção, observe que a posição da Dama é excelente para ela sair agora, temendo um: 17. Tb2. A captura com o cavalo cederia a um contragolpe das brancas com e5, abrindo a diagonal para a Dama Branca e forçando a mover o cavalo em f6 antes do previsto.
17. De2 e5 18. f4 Tcf8
Grande pressão das pretas!

Talvez esse momento as brancas devessem ceder o peão passante na coluna c, com o intuito de mover o Bispo à c3 e abrir espaço para atacar a dama preta com Tb2 apoiado pela dama em e2. Porém caso as pretas não aceitem a captura en passant, as brancas ainda assim ganharia um pouco mais de território. Outra opção das brancas é abrir para o bispo em h4, o que também é a rota de fuga par ao rei. Não seria uma boa opção g4, pois ainda é muito lento.
19. h4 Tc6 20. Bh3 Dc7
As pretas reconhecem que a ala da Dama ta difícil de entrar e percebem a real intenção do bispo em h3, retirar a defesa do cavalo em f6. Capturando o outro cavalo em d7.
21. fxe5 Cxe5
 Jogada ousada o contrataque do norte americano, porém o estoniano estava bem esperto. Observe que a intenção das brancas é abrir a coluna f para a torre, porém o posicionamento das pretas com a dama em c7 e dois cavalos ameaçando a casa g4, as brancas sentem-se obrigada a fechar a diagonal b8-h2 exatamente na coluna f.

22. Bf4 Bd6 23. h5 Ta5 24. h6 Cg6
Impressionante jogada do Fischer, porém tarde.

25. Df3 Th5
As brancas pretendiam que as pretas jogassem gxh6, desprotegendo assim o cavalo em f6, o que resultaria em: 25. ... gxh6 26. Bxd6 Dd8 27. Bb4 Ce5 28. Df2 Cfg4 29. Df4. Th5 foi uma excelente jogada ofensiva e defensiva das pretas.
26. Bg4 Cf4 27. Bxh5 C4xh5
Sacrificar a torre nessa altura da partida para jogadores amadores como eu é realmente complicado. mas garante um excelente fim de jogo, destaque para o maravilhoso jogo com os cavalos de Keres Paul.
28. Rg2 Cg4 29. Cd2 Ce3+

0-1
A pressão aumenta sobre g3, Fisher sabe que a derrota é questão de tempo e se retira da partida.
É uma belíssima partida entre dois ídolos meus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário