domingo, 6 de maio de 2012

Gary Kasparov

Garry Kasparov, nasceu no dia 13 de abril de 1963 na República do Azerbaijão na cidade de Baku. Enxadrista, escritor e ativista politico, Gary Kasparov foi o mais jovem campeão mundial de Xadrez pela FIDE aos 22 anos, manteve o titulo até o ano 2000, quando foi derrotado por Vladimir Kramnik(seu ex-aluno) pelo placar de 8,5 a 6,5.


Ficou mundialmente conhecido por ter sido o primeiro campeão mundial a perder para o computador Deep Blue em 1997.
Kasparov é considerado por muitos como o melhor jogador de Xadrez de todos os tempos, tendo em vista que de acordo com o Rating ELO, hoje o russo possui 2851 pontos no Ranking, e mesmo tendo se aposentado em 2005 nenhum jogador conseguiu ultrapassa-lo.
Aos 10 anos de idade Kasparov começou a treinar xadrez com o tecnico Vladimir Makogonov, com quem desenvolveu suas habilidades posicionais, principalmente com o Gambito da Dama. Foi campeão soviético Juniores em 1976.

Em 1979, quando tinha apenas 13 anos, participou do torneio Grande mestre em Banja Luka, vindo a vencer o torneio, elevando sua posição do ranking da FIDE e colocando-o entre os melhores jogadores do mundo.
O titulo mundial veio numa seria de 24 jogos contra Anatoly Karpov em Moscou, onde o campeão sairia com 12,5 pontos, caso de permenece-se empate 12-12, o titulo continuaria com o campeão anterior. Foi no dia 9 de novembro que Kasparov venceu Karpov pelo placar de 13 a 11, jogando a ultima partida com as pretas.
Hoje Kasparov é um dos principais nomes de oposição ao Governo de Vladimir Putin na Russia, e inclussive concorreu a presidência russa em 2007.

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário