quinta-feira, 24 de maio de 2012

Ernst Grunfeld vs. Alexander Alekhine em 1921



Agora um empate meio esquisito entre o austríaco Ernst Grunfeld e o russo Alexander Alekhine em 1921. Essa partida nos revela como os jogadores antigos eram orgulhosos em seus lances e muitos deles não abriam mão de uma pequena vantagem que seja.
Grunfed joga com as brancas e Alekhine com as pretas (demonstrando que a foto não foi tirada nessa partida).

1. d4 d5 2. c4 e6.
Gambito da Dama recusado. A resposta é a variante conhecida como defesa ortodoxa.
3. Cc3 a6

3. ...a6 não me parece ser um bom lance das pretas, apesar evitar o avanço do cavalo em 4.b5 , limita uma posição interessante para a saída do cavalo em b8, era mais interessante 3. ...Bb4 ou Cf6. Mas quem sou eu para contestar Alexander Alekhine?
4. cxd5 exd5 5. Cf3 c6
A iniciativa das brancas é importante para abrir a defesa do rei negro que ainda não desenvolveu suas peças, porém faz uma boa linha de peões na ala da Dama, Grunfeld está na vantagem.
6. Db3 Cf6

Intensifica-se a pressão sobre o meio, e ambos os reis (principalmente o preto) continuam mal posicionados, 6. ...Cf6 possui a intenção de proporcionar o roque pequeno, e é uma jogada muito comum na defesa ortodoxa, porém geralmente surge no terceiro lance. As brancas buscam roquear no flanco da Dama, pois a intenção de 6. Db3 não é meramente ofensiva.
7. Bg5 Be7
Esse cavalo quase sempre é muito forte na defesa ortodoxa, troca-lo por um bispo muitas vezes é vantajoso, talvez não seja esse o caso.
8.  e3 o-o 9. Bd3 Cbd7

Uma defesa de se tirar o chapéu! É um posicionamento de cavalos que me agrada muito.
Quando as brancas jogaram 8.e3 demonstra que o bispo branco de casas pretas está pronto para ser sacrificado, porém a retaguarda defendida pelo cavalo em f3 dificulta a ação de captura do bispo. Após o roque as pretas devem intensificar seus ataques no flanco do rei.
10. Dc2 Te8 11. Bf4 Cf8
Agora uma defesa muito bem consolidada.

1) As pretas posicionam ambos os cavalos na mesma coluna (f), com a intenção de defenderem h7 ameaçada pelo bispo branco de casas brancas e a dama. 2) coloca a dama e a torre nas casas d8 e e8 respectivamente, com a intenção de fortalecer o ataque ao centro para um possível contra ataque. 3) a linha de peões na ala da Dama é muito forte, podendo ainda tirar o bispo preto de casas brancas, desde que mova a torre para a7. 4) há boas possibilidades de contrataque com 12. ...Bg4 ou 12. ... Bb4.
12. h3
Bloqueando um possível contrataque das pretas.
12. ... Bd6 13. Bxd6 Dxd6
Uma troca obvia, não tinha o que fazer, eu costumo dizer que quando o roque tarda geralmente vai dar em algum problema.
 
Se as brancas esperassem a iniciativa das pretas capturarem não poderia capturar o bispo com o peão da coluna e, pois desprotegeria o rei. Uma outra opção das brancas seria 13. o-o-o.
14. o-o Be6
Agora as pretas tomam uma posição mais ofensiva, mas as brancas devem tentar contratacar.
15. Ca4 Te7

A eliminação dos bispos de casa preta é vantajosa para as pretas, já que sua linha de peões não dar espaço para os bispos de casas brancas invadirem, sendo assim consolida sua defesa com a Te7 (casa preta), ganhando assim as linhas 7 e 8. Mas as brancas tem uma carta na manga.
16. Dc5
Fantástica jogada do austríaco, o russo se vê em maus lençóis. O russo não tem nenhuma peça na retaguarda da Dama que poça forçar a troca. Ainda pode jogar 1) 16. ... Td8, o que permite a invasão da dama inimiga em 17. Da7; ou 2) 16. ...Ce8 que enfraquece a defesa para uma possível invasão do bispo; uma terceira opção seria a troca; 3) 16. ...Dxc5, o que irá desestruturar a defesa do meio com 17. dxc5.
16. ... Dc7 17. Db6 Dd6 18. Dc5 Dc7 19. Db6 Dd6

O melhor é ceder ao empate por repetição.
 ½ ½

Nenhum comentário:

Postar um comentário