quarta-feira, 20 de junho de 2012

Xadrez que liberta

Rodrigo da Silva, detento da Penitenciaria de
Segurança Máxima 1, em Viana - ES.
Projeto no estado do Espírito Santo leva xadrez para detentos com o intuito de ocupação faz os mesmos repensarem suas vidas, como afirma o detento Rodrigo Silva preso por Assalto a mão armada: "Depois que comecei a jogar percebi que antes de tomar uma decisão na minha vida tenho que pensar direito, para saber se está correta. O xadrez é isso, ajuda agente a pensar antes de tomar qualquer atitude ou jogar qualquer peça errada. Por causa das atitudes precipitadas é que nós viemos parar neste lugar. Nesse jogo eu não quero perder, não quero levar o xeque-mate como levei lá fora."
O projeto é uma parceria da secretária estadual de justiça e a confederação brasileira de xadrez, e foi eleito no ultimo mês de maio no Canadá o melhor projeto sócio-esportivo do mundo.
O projeto também concorreu com 140 projetos de todo mundo e ganhou a medalha "Espírito dos esportes" pela Sportaccord, órgão que inclui várias federações esportivas ao redor do mundo como a FIDE e a FIFA por exemplo.
O vice presidente da Confederação brasileira de xadrez, Charles Moura Neto, qque participou da implementação do projeto no Espírito Santo diz que  a diferença do xadrez para os demais esportes é que a disputa torna-se de intelectos, e não necessariamente física, o que aguça a autonomia e a capacidade de tomar decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário