sexta-feira, 22 de junho de 2012

Xadrez 960

Tendo em vista o grande conhecimento já alcançado sobre as aberturas do jogo de muitos grandes mestre, o jogo ficou um tanto repetitivo e previsível em alguns aspectos, se assistirmos uma partida entre dois GMs veremos que o jogo é extremamente rápido de inicio, pois muitos movimentos são padrões e nítidos (pelo menos na cabeça dos GMs). Para alguns GMs os lances da abertura tinham mais haver com memoria do que criatividade.
O lendário campeão Mundial Bob Fischer, propôs uma pequena modificação nas regras, onde o conhecimento das aberturas seria praticamente nulo, essa mudança foi chamada de Random Chess Fischer (xadrez randômico de Fischer) ou Xadrez 960.
O xadrez 960 caracteriza-se por apenas uma mudança: as peças da primeira fileira começam numa posição  aleatória, com uma única ressalva, deve uma torre ficar de cada lado do rei para possibilitar o roque. pode inclusive os dois bispos ficarem em casas da mesma cor.


O xadrez 960, ao contrário do Xadrez de Capablanca, só modifica a regra da distribuição de peças no tabuleiro, mas não acrescenta novas peças e nem modifica o tabuleiro.
O xadrez é um jogo matemático, e possui uma possibilidade finita de jogo,  (apesar desse número ser imenso) é assim com qualquer jogo matemático (Damas, Onça, Ludo, Go, Trilha ou Jogo da Velha). Talvez por isso os computadores a cada dia que passa estão superando o homem dentro das 64 casas do tabuleiro, por isso também, as partidas entre GMs terminam várias vezes em empates. O xadrez 960 é uma opção para evitar o número abusivo de empates no jogo.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário