segunda-feira, 25 de junho de 2012

Empate

Muitas vezes os jogadores insistem em partidas que não proporcionarão mais o Xeque Mate, ou ambos jogadores não tem mais paciência para continuar uma partida longuíssima que deve se estender para mais uns 100 lances (não se admire, pois ocorre). São nesses casos dentre outros que ocorre o empate no xadrez, o que totaliza em campeonatos 1/2 ponto (Vitoria 1 ponto e derrota 0).
Os enxadristas mais antigos não reconheciam o empate, para eles, quando o jogo empatasse se jogaria uma outra partida, anulando a primeira, porém a partir do séc XV o jogo começou a formular regras quanto ao posicionamento das peças, roque, captura en Passant, promoção do peão e empates.
As regras para uma partida ser considerada empate são:

1. afogamento - Quando o jogador que irá realizar a jogada não possuir nenhuma jogada possível.
2. Propor empate - É uma das formas mais comum, o jogador propõe empate, caso seja aceite o adversário responderá afirmativamente, geralmente com um aperto de mãos, caso seja recusado, o jogador continuará jogando movendo uma de suas peças ou simplesmente dirá "não". Após propor o empate, o jogador só poderá propor novamente depois que o adversário também propor.
3. Pouco material para o mate - Caso esteja Rei contra Rei ou Rei e bispo contra Rei ou Rei e cavalo contra rei ou Rei e dois Cavalos contra Rei. o peão é considerado material para o mate, pois ele pode ser promovido para qualquer outra peça.
4. Xeque perpetuo -  O jogador repetir o xeque varias vezes sem demonstrar intenção de mate.
5. Posição repetitiva - Repetir a mesma posição três vezes consecutivas. observe que se um peão mover a posição já não se repetirá mais.
6. Regra dos 50 lances - Ocorrer 50 lances sem captura de peças e sem nenhum movimento de peão, é considerado um jogo sem objetividade e é também a forma mais incomum de empate.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário