terça-feira, 19 de junho de 2012

3. Não mova a mesma peça no desenvolvimento

Como já citado na dica 1, mexer a mesma peça duas vezes no desenvolvimento atrapalha a velocidade do seu jogo, em algumas vezes é importante dar um xeque para tentar atrasar o jogo do adversário, mas as vezes se torna um grande perigo, por isso na abertura deve-se focar  mais no desenvolvimento das suas peças do que no atraso das peças do adversário. vejamos o exemplo contido uma partida entre CLEZUEL, José e RICARDO, Einstein. 1.e4 e5 2.d3 f5 3.f3 Bb4+ 4.c3 Dh4+ 5.g3

Uma escolha indesejavel para as pretas. Teoricamente as pretas começam se  defendendo, e esperando a possibilidade de contratacar, o que Einstein não seguiu a risca, e agora vai ter que mover a mesma peça no desenvolvimento, nesse caso a dama. vejamos outra abertura, agora com a popularRuy Lopez.
a sequencia é: 1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bb5 a6 4.Ba4 b5 5.Bb3 d6 6.O-O_Bg4.


  As pretas moveram 6 peças em 6 lances, enquanto as brancas apenas 3 e um roque (que também é muito importante). Observe que as brancas perderam espaço, podem atacar com 7.Bd5, facilmente defendido com 7... Dd7. onde as pretas desenvolve uma nova peça e prepara o roque grande. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário