sexta-feira, 15 de junho de 2012

2. Desenvolvendo cavalos e bispos

No inicio do jogo, não é interessante mover torres, reis e damas, tendo em vista que a dama e principalmente o rei são peças que quando expostas podem facilmente serem capturadas, pois são com certeza os alvos favoritos do adversário. 
Mover as torres no desenvolvimento faz com que perca a oportunidade de rocar, como também expõe uma peça que não possui muita mobilidade no tabuleiro  cheio, o melhor é utiliza-la na defesa e guarda-la para o xeque mate.
Então deve-se desenvolver cavalos, bispos e peões no inicio do jogo, mas quem primeiro?
o primeiro lance sempre será com um peão ou cavalo, mas quase sempre com um peão, os lances mais comuns são d4 ou e4, em busca do centro do tabuleiro. em seguida um bispo já tem abertura para o jogo, vejamos o exemplo: na Defesa índia da Dama.
1.d4 Nf6 2.c4 e6 3.Nf3 b6 4.Nc3 Bb7 5.e3 Be7 8. Bd3 O-O
 


Observe a vantagem das pretas quanto o desenvolvimento dos bispos e também ao roque. o bispo branco de casas negras se encontra preso, e ainda não está desenvolvido, assim com o cavalo preto da ala da dama que ainda não jogou. A vantagem das brancas é que impõe o ritmo no jogo, pois está com o centro do tabuleiro.
Observaremos uma outra partida: 1. e4 d6 2.d4 Cf6 3.Cc3 Cc6 4.Cf3

Aqui a vantagem no desenvolvimento nitidamente é das brancas. Olhe como os cavalos e os bispos brancos já estão desenvolvidos enquanto o bispo negro das casas pretas continua preso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário