sábado, 21 de julho de 2012

Polgar vs. Karpov. 1998



Uma partida entre dois grandes gênios do xadrez, o ex-campeão mundial Anatoly Karpov e a GM Judit Polgar em 1998 na cidade de Budapeste – Hungria. Essa é a primeira partida da sequência de oito entre os dois, que teve o placar de 5-3 para a húngara.
Vale apena estudar essa partida, pois possui algumas posições difíceis de decidir qual a melhor opção de jogo, além de ser uma excelente oportunidade para entender as possibilidades das aberturas índias, e não esqueçam de assistir o vídeo no final da postagem.

1. d4 Cf6 2.c4 e6 3.Cf3 c5 4.d5 d6

Temos uma abertura índia chamada de Contragambito Blumenfeld.
Geralmente esse contragambito possui 4...b5, procurando enfraquecer a cobertura do peão branco da coluna “d”, Polgar surpreende Karpov com esse lance, jogando d6 e segurando o peão preto que não deve capturar em e6, pois essa troca enfraquece o centro para as brancas, como também as pretas não devem fazer, pois perde de vez a capacidade de atacar o meio em um futuro próximo.
5. Cc3.
Excelente jogada, agora o peão de d5 tem o apoio de 3 peças, o que assegura o centro do tabuleiro.
5...exd5
A primeira captura do jogo merece um comentário em especial, pois ainda não é tarde para se tentar o contragambito com 5...b5 e liberar o bispo preto de casas brancas. Ao meu entender houve um pouco de precipitação nesse lance.
6. cxd5 g6 7. e4 Bg7
Karpov consegue um bom domínio do centro do tabuleiro, Polgar tem que agora posicionar-se defensivamente e buscar um contrataque, por isso prepara-se para o roque.
8. h3 o-o

Enquanto Polgar fecha-se na defensiva, Karpov começa a diminuir as possibilidades de contrataque da húngara, observe que com 8.h3, o russo impede o avanço do peão preto de casas brancas, além de um possível avanço do cavalo em g4. Ambos bispos brancos estão livres para avançar com apoio dos cavalos, enquanto os bispos pretos estão totalmente na defensiva.
9. Bb3 b5
Não é de se extranhar tal sacrifício, 1) porque força as pretas a moverem novamente a mesma peça, caso queira o sacrifício. 2) Um futuro avanço em b4 significa uma grande ameaça as brancas e 3) O bispo branco de casas brancas é uma peça importante na defesa do centro do tabuleiro.
10. Bxb5 Cxe4
Agora, sacrifica o cavalo para segurar o bispo e iniciar o contrataque.
Outra coisa importante nesse lance é o desperdício de tempo, pois logo após mover o bispo, o russo sentiu a obrigatoriedade de joga-lo novamente, tendo em vista que 11...b4 é uma excelente jogada da húngara.
11. Cxe4 Da5+ 12. Cfd2
Alguns jogariam 12. Cc3 devido a proteção do peão da coluna “b” e a proteção ao bispo em b5 que está praticamente morto, mas estamos falando de Anatoly Karpov, e isso seria um erro primário. Observe o Bispo preto de casas pretas está em g7 só de olho. A Diagonal é toda dele agora.
12 ...Dxb5

A posição da dama preta acarreta muito perigo as brancas, assegura a diagonal a6-f1, o que impede o roque por enquanto.
13. Cxd6 Da6 14.C2c4
Afastando-se do olhar da dama.
14... Cd7 15. o-o Cb6
Esse é um importante momento no jogo. Devemos entender no xadrez qual é o momento certo de recuar e de ir em frente, contudo devemos pensar: “minha peça já ta bem mais desenvolvida que a do adersário, porque vou trocar?” é esse o caso que se apresenta quanto aos cavalos, e o Russo tem a oportunidade de jogar 16.Ca3 ou Ce3, por exemplo, ou ainda defende-la com a Dama  16. Db3 e Dd3, porém sempre causa receio trocar uma peça desenvolvida por uma não desenvolvida.
16. Cxb6 Dxb6 17. Cxc8 Taxc8
Agora Karpov troca seu cavalo por um bispo não desenvolvido, a intenção do Russo é abrir o jogo e aproveitar a pequena vantagem de um peão, como um jogo de vontades Polgar está em desvantagem.

18. Tb1 Tfd8 19. Bg5 Td7
Aumenta a pressão sobre o centro do tabuleiro. Polgar sabe que não pode abandonar a coluna “d”, há uma imensa pressão, por isso manteve a torre.
20. Dg4 Db7 21.Tfd1 h5
Enquanto as brancas se ajustam para o ataque, Polgar se ajusta para defender o pouco espaço que lhe resta.
22. Dc4 Bd4

A forma de defesa de Polgar é o que chamamos de uma defesa atuante, ou seja, não se torna totalmente passiva ao ataque do russo e logo promove o contrataque. Algo muito interessante nesse momento do jogo é pensar no perigo que o bispo causa prendendo o peão da coluna “f”, contudo deve-se preocupar com a possível vinda da Dama, Karpov pode jogar, por exemplo 23.b4. numa forma de combater o peão que defende o bispo, porém seria muito lento e logo as pretas já tem fortalecido o ataque em Dxd5, sugerindo as brancas a trocar as damas ou tentar uma torre, apesar de Karpov perderiria o bispo com na sequencia 23.b4 Dxd5 24.Dd1. impediria a troca de damas e a húngara deve proteger sua torre em d7.
23.Be3 Dxd5
Enquanto Karpov não quis pagar pra ver e realizou um lance defensivo, Polgar fez, talvez, o que muitos queriam, o óbvio.
24. Dxd5 Txd5 25.Td2 a5 26. Rf1 Tb8
Podemos nos questionar sobre o lance 26. Porque Rf1? O rei pretende dar apoio para o bispo e as torres, sem contar que, possivelmente ele servirá para ajudar no xeque mate e a melhor rotar de partir do seu trono para a guerra é pelo centro do tabuleiro.
27. Tbd1 Tb4 28. a3 Tb3 29. Bxb4 cxd4
 
Agora o jogo foi simplificado, observe que chegamos a um nível em que todas as outras peças se foram em trocas infindas e não possuímos nenhuma significativa vantagem durante todo o jogo, um grande exemplo de equilíbrio entre dois magníficos GMs.
30. Txd4 Txd4 31. Txd4 Txb2 32. Td5 Tb1+ 33. Re2 Tb2+
Empate por mutuo acordo ½ - ½.

QwRtPoKlBvNm



Nenhum comentário:

Postar um comentário