segunda-feira, 23 de julho de 2012

Partida comentada 7.


Agora uma partida nas férias do Clube de Xadrez do JVB, entre eu, Beethoven Duarte e Einstein Ricardo.
1.  e4 c4 2. d3 d6 3. Cd2 Be6
Defesa siciliana incomum, são raras as vezes que se usa a siciliana com um bispo tão cedo.
4. Cgf3 Bg4
Uma postura muito ofensiva das pretas, talvez um erro por isso, mas não, o erro na abertura das pretas é mover a mesma peça novamente no desenvolvimento sem necessidade.
5. h3 Bxf3 6. Cxf3 e5
 
Como se é bem conhecido do meu estilo do jogo, gosto de jogar sempre o cavalo em f3 (ou f6 caso esteja jogando com as pretas) devido geralmente rocar pequeno, o que busca evitar um mate em estilingue. Einstein por sua vez constrói uma sólida formação de peões para manter o centro do tabuleiro.
7. c4 Cf6 8. Da4+
Primeiro xeque da partida traz quatro possibilidades de jogadas as pretas que iremos analisar uma por uma.
8...Cfd7, além de cobrir o rei  fica protegido por Dama e cavalo em b8, porém é uma peça recém desenvolvida, o que torna-se um prejuízo às pretas retroceder.
8...Cbd7, Uma alternativa mais viável, pois desenvolve uma peça e, abre espaço para a torre da ala da Dama, também possui a proteção de Dama e cavalo.
8...Cc6, Postura um pouco mais ofensiva, a cobertura do cavalo é feita somente pelo peão da coluna “b”, que fica inapto temporariamente.
8...Dd7, Minha opção favorita, pois a troca de damas auxiliaria para 9... Cbxd7, desenvolvendo mais uma paca e abrindo o jogo.
8...Re7, Péssima opção, muita precipitação perder o roque tão cedo e prender o bispo preto das casas pretas.
O que Einstein Jogou?
8...Cc6
Como de práxis, jogou a opção mais ofensiva.
9.Bg5 g6

O bispo branco das casas pretas desloca-se para a ala do rei com um intuito de distração, o que é um lance perigoso, talvez a resposta mais comum seja 9.h6, contudo nesse caso as pretas devem roçar logo, por isso posiciona o peão para mover o bispo.
10. Db3 Bg7
A concentração no roque fez as  pretas esquecerem da defesa da ala da Dama, observe que a dama esta posicionada para atacar em b7.
11. Bxf6 Dxf6
Einstein optou por desenvolver a dama com essa captura. O motivo disso é a posição do bispo essencialmente defensiva.
12. Dxb7 o-o
Agora o roque se torna mais obvio e obrigatório do que antes, porém infelizmente não pode evitar a perda do cavalo, agora a desvantagem das pretas é de um peão e um cavalo, deve-se ter muitíssima cautela daqui pra frente.
13. Dxc6 Tab8 14. b3 Tb6 15. Da4 g5 16.Dxa7

Saliento aqui que 15.g5 foi uma péssima jogada,  mais sensato seria 15.De7, visando não perder mais um peão. Quanto ao jogo das brancas, saliento uma falha até agora, o bispo branco de casas brancas que ainda não moveu e impede o roque.
16... Tbb8 17. Da3 Dh6 18.Dc1 f6
É uma lenta resposta depois da festa da dama, que se recolhe para assegurar a diagonal defendida pela dama preta. Apesar da vantagem, as brancas não podem se dar ao luxo de não se defender.
19. a4 Txb3

Precipitada jogada das brancas que poderá dar certo, removendo a defesa do peão da coluna “b” permitiu a invasão da torre em uma boa defesa até então.
20. a5 Dh5 21. Be2 g4 22. Cd2
O primeiro movimento do bispo branco de casas brancas enfim veio, agora as pretas devem livrar ou a torre em b3 ou o heroico peão de g4, obviamente a torre é mais urgente, devido a fragilidade da situação do peão, e então as pretas cometem um erro fatal.
22... f5 23.Cxb3 fxe4
De principio o peão em f5 serviria pra dar apoio ao peão de g6, porém sua intenção é abrir para a coluna para torre.
24. Bxg4 Df7

Mais reforço na coluna “f”. jogada sensata seria 25. f3, que provavelmente seguirá com 25... exf3 26.gxf3, e então as pretas passariam a se preocupar mais com o peão branco na coluna “a”.
25. a6 Dxf2+
Esse é o preço da ambição, por muito pouco não resultou em mate, e as pretas conseguem a igualdade, pelo menos quanto aos peões.
26. Rd1 exd3 27. Dd2 Df6
As brancas oferecem a troca de damas, o que de fato as pretas não aceitaram, tendo em vista a desvantagem de material e o peão avançado das brancas.
28.Dxe3 Bh6 29. a7 Dg5
As pretas tentam providenciar um mate rápido, por isso o posicionamento do cavalo se torna essencialmente importante, tendo em vista que o mesmo guarda a casa d2 junto com a dama.
30. Tf1 Txf1
As pretas deviam ter jogado 30...ta8, não está na altura de trocar peças de tamanha importância, agora ficou fácil ter uma segunda dama, definitivamente as pretas esqueceram como se defendem, agora é preparar o mate.
31. Dxf1 De3 32. a1=D+ Rg7 33. Ta7+ Rg6 34.Df5#
1-0

Nenhum comentário:

Postar um comentário