quinta-feira, 26 de abril de 2012

Partida Comentada 1


Partida Realizada no dia 24 de abril de 2012 entre:
DUARTE, Beethoven e CARLOS, Francisco em Ponta da Serra – Crato – Ceará.
O Registro da Partida foi feito por FLOR, Israel.

1. d4 d5 2. e3 f5
Essa abertura é chamada popularmente de Ataque Paredão, o que proporciona um jogo bem fechado.
3. Cc3 e6


Nesse momento as brancas desenvolve seu primeiro cavalo, enquanto as pretas só fará isso na sétima jogada, o que foi fatal para o jogo. Além de que podem dar um xeque com 4. Dh5, o que facilmente era resolvido com g6, atrasando assim o jogo das brancas, por isso resolveu propor a mesma coisa para as pretas...
4. f4 c6
...que também não aceitou. E fechou a possibilidade de ataque em Bb5+.
5.Cf3 h6 6.Bd3 g6 7.Ch4
A jogada g6 das pretas foi ruim, pois o peão está sem cobertura e agora o cavalo em h4 ameaça diretamente g6, o que obriga as pretas a desenvolver seu primeiro cavalo.
7... Ce7

8. h3 h5 9. Bd2 b5
As pretas insistem em não desenvolver suas peças e insisti no peões, o que vai lhe custar caro.
10. b4 Ca6 11. Ce2 Bg7
Esse posicionamento é ideal para começar o ataque ao meio do tabuleiro, principalmente por partes das pretas que poderia jogar c5, porém os jogadores estão muito cautelosos e preferem esperar.

12. a4 Cc7 13.axb5
A primeira peça capturada do jogo revela como a ala da Dama para as peças brancas está forte, apesar do peão dobrado, ambos os bispos ameaçam a coluna b, além da torre guarda a coluna a.

... cxb5 14. Cc3 a6
As pretas protegeram bem o flanco da dama, mas não dá pra segurar por tanto tempo sem roquear. Um detalhe interessante sobre essa partida é que a forma que a linha de peões se desenvolveu fez com que os cavalos permanecessem na defensiva.
15. Db1
Nítido que as pretas vai fazer o-o.
15. ... Cc6
As pretas insistem no centro do tabuleiro quando devem se defender um pouco mais, com essa jogada elas ameaçam o meio e defende a importe casa de a5, até então descoberta, mas com isso descobre o flanco do rei. E as brancas aproveitam.
16. Cxg6

Encerrou a possibilidade de roque das pretas, alem de que a medida que o jogador perde força em um flanco deve procurar em outro, e a medida que o jogador ganha força em um flanco, provavelmente deve estar perdendo em outro, e isso é um erro grave. Observe que o cavalo age só, sem apoio de outras peças, mais mesmo assim há possibilidade de capturar a torre em h8, impede o poderoso ataque da dama em h4 e pode ser lançado em e5 dando a possibilidade de tomar o meio do tabuleiro.
16. ... Th6 17. Dd1
A torre encontra-se sem muita saída, talvez Tg8 seguida de Be6 seria a melhor jogada para as pretas, porém Th6 parece ser mais rápido, o que não esperava era Dd1 ameaçando diretamente h5.
17. ... a5 18. Bxb5 Dd6

As pretas tenta, um contra ataque, as brancas poderia trazer Db1, mas entregava o cavalo em g6. As brancas poderia jogar Tb1, mas entregaria o peão em b4, não importa a jogada das brancas, o jogo se tornará aberto e então vem pra defensiva.
19. Ce2.
Me agrada a possibilidade de Ca4, talvez a melhor jogada. Poderia seguir com Cb6 ameaçando bispo e torre, além de trazer o bispo branco das casas pretas ao jogo, evitando um grande ataque da Dama. Ce2, tecnicamente entrega o cavalo em g6.
19. ...axb4 20. Bxc6+ Dxc6

Observe como as torres ficaram frente a frente sem se atacar! Que momento interessante! A vantagem das brancas até então era de um peão e agora sacrificam um bispo por um cavalo, muito bem posicionado por sinal. As pretas inacreditavelmente não capturaram o cavalo em g6! Que está desprotegido, mas lembrem que xadrez é um jogo psicológico e o medo atribuído na flanco da Dama desde o início do jogo fez com que as pretas esquecesse essa jogada.
21. Bxb4 Txa1 22. Dxa1 Dxc2
Quanto sangue! E o impressionante é o cavalo em g6! Observe que, assim como o cavalo em g6 está sem apoio desde que chegou lá, a Dama preta está da mesma forma em c2, isso se dá geralmente em partidas acirradas como essa. Observe também que as brancas tem uma ampla oportunidade de trocar as damas, mas é recomendável que agora livre seu cavalo antes que seja tarde.
23. Ce7
Boa fuga com apoio do bispo.
23. ...Rd8
O interessante dessa jogada é pensar: Porque as pretas não movem o bispo?
24. Dc1 Dxc1+ 25. Cxc1
A troca das damas foi uma jogada de coragem de ambos os jogadores, porém a vantagem é das brancas, pois possui melhor posição para o ataque.

25. ...Bd7 26 o-o h4 27 Cd3 Ca6
A pressão sobre o peão branco é importante para as pretas, tendo em vista que essa peça mantém o forte cavalo em e7 no jogo. Duas coisas devem ser levadas em consideração nessa partida. 1) a posição intacta dos peões no centro do tabuleiro. E 2) a evolução dos cavalos brancos, essenciais na defesa e fatais no ataque como veremos agora em um xeque mate belíssimo!

28. Bd6 Th8
Forte pressão das brancas!
29. Ta1 Cc7
Forte jogo psicológico sobre o cavalo preto que fechará o espaço e fuga do rei em c7
30. Ce5 Te8 31. Cf7#

Um xeque mate com os cavalos muito bonito por sinal. Mas se deu pelos erros das pretas, a torre em e8 e o cavalo em c7 foram duas péssimas jogadas, pois obstruíram dois espaços de fuga do rei.

1-0

Nenhum comentário:

Postar um comentário